O movimento nos aeroportos de Düsseldorf, terceiro maior da Alemanha, e Hamburgo, foi perturbado nesta quinta-feira pela paralisação dos funcionários da segurança. Caso as negociações fracassem, a greve pode se estender pelos próximos dias. Em Düsseldorf, de um total de 550 vôos previstos, cerca de 120 decolagens e 60 pousos foram cancelados durante a manhã, informou um porta-voz do aeroporto à AFP.
No aeroporo de Hamburgo, mais da metade das 179 partidas previstas foi suprimida, disse um porta-voz, ressaltando que dados mais precisos seriam divulgados ao longo do dia. Os cancelamentos atingem vôos internos e outros destinos da Europa.
A equipe de segurança, encarregada do controle de passageiros e de bagagens de mão antes do embarque, foi chamada a fazer greve pelo sindicato de serviços Verdi, dentro do quadro de negociações coletivas sobre os salarios. O movimento, que começou às 4h da manhã, deve seguir até meia-noite. Todavia, Verdi não desconsidera prolongar as paralisações caso as discussões fracassem.
"Nós esperamos uma proposta do empregador, que deve mostrar se está pronto a negociar. É preciso partir do princípio que a greve vai continuar caso não recebamos uma oferta satisfatória", explicou Günter Isemeyer, porta-voz do sindicato em Düsseldorf. No final de janeiro, movimento similar da equipe de segurança já tinha levado ao cancelamento e ao atraso de vôos em diversos aeroportos alemães.