Jornal Correio Braziliense

Economia

Peugeot registra prejuízo recorde de 5 bilhões de euros em 2012

Paris - A montadora francesa Peugeot Citro;n registrou um prejuízo recorde de 5 bilhões de euros nesta quarta-feira (13/2), mas disse que estava no caminho para se recuperar da crise, e o governo insistiu que a nacionalização não está na agenda. A PSA Peugeot Citro;n, a maior montadora francesa e a segunda maior da Europa, atrás da Volkswagen, chocou a França no meio do ano passado, quando anunciou cortes enormes de empregos e um plano para fechar uma fábrica perto de Paris.

Mas, ao anunciar seus resultados anuais, o grupo afirmou que havia construído os alicerces para a recuperação, depois de realizar a limpeza de seu balanço e implementar um difícil plano de reestruturação. A Peugeot atribuiu os resultados a uma já anunciada baixa contábil de ativos de 4,7 bilhões de euros no ano passado e a uma crise no mercado automobilístico europeu.

[SAIBAMAIS]"Os resultados do grupo em 2012 refletem o ambiente deteriorado do setor automotivo na Europa", afirmou o presidente da Peugeot, Philippe Varin, em um comunicado. Mas acrescentou: "As bases para a nossa recuperação foram estabelecidas". Os resultados foram piores do que o previsto por analistas e cobriram a perda recorde anterior de 1,2 bilhão em 2009.



O péssimo estado das finanças do grupo suscitou a possibilidade de uma nacionalização, a fim de resgatar uma das empresas mais emblemáticas da França da catástrofe. Mas o ministro francês das Finanças, Pierre Moscovici, firmemente descartou a possibilidade, dizendo que não era "absolutamente" relevante e que cabia à Peugeot implementar seu plano de recuperação.