Jornal Correio Braziliense

Economia

Discurso de Obama do estado da União estará centrado no emprego

Presidente americano deve pedir nesta terça-feira criação de empregos e fortalecimento da classe média



"Falaremos dos déficits, dos impostos, dos cortes automáticos, da potencial suspensãoda atividade administrativa e do teto da dívida", explicou Obama a legisladores de seu partido na semana passada. "Contudo, faremos isso pensando no que é necessário para que aqueles que trabalham duro saiam na frente".

Os discursos sobre o estado da União, habitualmente destinado a tratar de assuntos de política doméstica, muito raramente abordam temas de política externa. Contudo, Obama mencionará o Afeganistão, onde 66.000 soldados norte-americanos voltarão para casa entre este ano e o final de 2014, segundo um cronograma ainda a ser confirmado.

Para William Galston, um ex-assessor do presidente Bill Clinton, o segundo discurso de posse de Obama "entrará para a história como o último de sua campanha de reeleição".

"Penso que o discurso sobre o estado da União será considerado o marco de seu segundo mandato", afirmou à AFP Galston, atualmente no instituto Brookings.

Os republicanos nomearam o jovem senador Marco Rubio, estrela na ascensão do partido e possível pré-candidato presidencial em 2016, para pronunciar a resposta de sua formação ao discurso de Obama.