Jornal Correio Braziliense

Economia

Fundador da Dell e fundo de investimentos compram a empresa por US$ 24,4 bi

O grupo de informática Microsoft participará do financiamento da operação, concedendo um empréstimo de 2 bilhões de dólares

Nova York - O grupo de informática Dell, terceiro fabricante mundial de computadores, anunciou nesta terça-feira que será comprado por seu fundador Michael Dell e o fundo de investimentos Silver Lake, em uma transação estimada em 24,4 bilhões de dólares, que retirará as ações do mercado. As ações que não estavam nas mãos da Dell, que possui 14% do grupo, e de alguns integrantes da direção, serão compradas por 13,65 dólares cada uma, o que equivaleria a uma taxa de cerca de 25% sobre a ação da Dell antes do surgimentos dos primeiros rumores sobre a transação.

O grupo de informática Microsoft participará do financiamento da operação, concedendo um empréstimo de 2 bilhões de dólares. "Os compradores vão adquirir em dinheiro todas as ações da Dell que não estejam em poder de (Michael) Dell e alguns outros membros da diretoria", informou o grupo em um comunicado.As negociações das ações da Dell foram suspensas na abertura da bolsa de Nova York. A operação deve ser concluída antes do final de agosto.

economia","link":"","pagina":"245","id_site":"33","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":&
quot;","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_self","largura":"
","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">Leia mais notícias em Economia

Além do empréstimo da Microsoft, a compra será financiada com o aporte das ações e um "grande investimento adicional em dinheiro" de Michael Dell, assim como a quantia aportada por Silver Lake. O comunicado da empresa informou que a Dell pretendia saira da bolsa desde agosto de 2012.