Jornal Correio Braziliense

Economia

Fed mantém taxa de juros baixa depois de economia ter registrado 'pausa'

Queda no crescimento no 4º trimestre foi causada em grande parte por questões conjunturais

Washington - O Federal Reserve não alterou sua política monetária nesta quarta-feira (30/1), afirmando que a economia dos EUA estacionou nos últimos meses, em grande parte, devido a questões transitórias. O Fed (banco central dos EUA) manteve sua taxa de juros em seu nível mais baixo entre zero e 0,25%, como esperado, para reduzir as taxas de juros de longo prazo e estimular a economia.

"O crescimento da atividade econômica estacionou nos últimos meses, em grande parte por causa de problemas ligados ao clima e outros fatores transitórios", disse o Federal Open Market Committee (FOMC) em um comunicado, no final de uma reunião de dois dias. O FOMC observou que os empregos crescem a um ritmo moderado, mas a taxa de desemprego continua elevada.



O Fed continuará com as compras de títulos e de hipotecas para apoiar uma recuperação econômica mais forte. A política monetária flexível "continuará sendo apropriada por um tempo considerável depois do fim do programa de compra de títulos e do fortalecimento da recuperação econômica", disse o comitê.

O anúncio foi feito no mesmo dia que o governo projetou uma contração da economia, pela primeira vez desde 2009, no quarto trimestre do ano passado.