A taxa de desemprego mundial cresceu 5,9%, de acordo com relatório publicado pela
Organização Mundial do Trabalho (OIT). O aumento veio depois de um período de queda do desemprego mundial, que registrou diminuições em 2010 e 2011.
O relatório da OIT indica que o desemprego mundial pode crescer ainda mais em 2013. ;A incerteza em torno das perspectivas econômicas e as políticas inadequadas que foram implementadas para lidar com isso, debilitaram a demanda agregada, freando os investimentos e as contratações;, declarou o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.
;Isto prolongou a crise do mercado laboral em vários países, reduzindo a criação de empregos e aumentando a duração do desemprego ainda em alguns países que antes tinham taxas de desemprego baixas e mercados de trabalho dinâmicos;, disse Ryder.
O relatório da OIT afirma também que a recuperação econômica não será forte para reduzir o desemprego com rapidez. Outro alerta feito pela organização é que a situação do mercado para os jovens não está boa. A taxa de desemprego para pessoas entre 15 e 24 anos está em 12,6%. Em número absolutos, são cerca de 74 milhões de pessoas nessa faixa etária sem trabalho.
América Latina
O relatório da OIT foi mais animador para os latinos. A região é apontada pela organização como uma das que se recuperou mais rapidamente da crise. Em 2012, o desemprego se situou em 6,6%. Mudou pouco em comparação a 2011, mais baixou se comparado com 2009, quando estava em 7,8%.
A OIT afirma que o número de trabalhadores pobres também diminuiu e que a produtivadade laboral teve uma modesta melhora.