Jornal Correio Braziliense

Economia

Obama adverte sobre o 'perigoso jogo' com o teto da dívida

Washington - O presidente americano, Barack Obama, advertiu neste sábado os legisladores republicanos sobre disputar um perigoso jogo com a economia do país, no âmbito de uma nova batalha sobre o teto da dívida.

"Se o Congresso rejeitar dar aos Estados Unidos a habilidade de pagar suas contas a tempo, as consequências para a economia mundial podem ser catastróficas", afirmou em seu discurso semanal por rádio e internet.

Obama destacou que a economia americana sofreu quando os americanos se negaram a aprovar um novo aumento do teto da dívida em 2011, provocando um estancamento político de vários meses que levou a agência de notação financeira Standard and Poor;s a tirar do país a prestigiada nota triplo A.

"Nossas famílias e nossos negócios não podem enfrentar este perigoso jogo de novo", ressaltou.

A dívida pública americana alcançou na segunda-feira seu limite legal, 16,4 trilhões de dólares.

Agora o Congresso tem dois meses para aumentar o teto da dívida, sem o qual o país não poderá pagar seus credores ou funcionários.

A lei sobre o compromisso orçamentário aprovada nesta semana afastou a curto prazo as ameaças de um plano de austeridade forçado nos Estados Unidos, mas não tratou do tema do teto da dívida.