Após o lançamento do iPhone 5 no ano passado, já circulam no mercado as apostas sobre a linha de produtos que a Apple colocará nas lojas em 2013. Segundo o grupo de pesquisas norte-americano Strategy Analytics, a empresa criada por Steve Jobs deve oferecer uma versão menor e mais barata do aparelho, um iPhone mini. A estratégia é para atender o mercado de assinantes pré-pagos nos Estados Unidos, que costumam comprar smartphones mais básicos ou modelos mais antigos de ponta, como o iPhone 4. Com isso, a Apple pretende aumentar sua fatia de 21% no mercado de celulares norte-americano prevista para 2013, hoje dominado pela Samsung, que alcançará 33% de participação. Um dos motivos do domínio da sul-coreana está na sua gama maior de modelos.
O analista Peter Misek, da Jefferies & Co., também acredita que um iPhone mais simples pode se tornar realidade até o fim do ano, com preços entre US$ 200 e
US$ 250. Segundo Misek, a companhia ainda não teria aprovado a ideia por achar que o aparelho mais barato canibalizaria as vendas do iPhone 5. Embora seja conhecida por manter margens de lucro altas, a Apple se mexeu para buscar consumidores menos abastados. Em 2012, a empresa lançou o iPad mini, visando o mercado de tablets de 7 polegadas, dominado pelo Kindle Fire.
Outro exemplo que pode indicar uma mudança de comportamento da companhia é sua estratégia com o tocador de música iPod, vendido em diferentes formatos e com preços que vão de R$ 250 a R$ 1200.