Jornal Correio Braziliense

Economia

Barack Obama culpa intransigência republicana por abismo fiscal

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, culpou neste domingo (30/12) a intransigência dos republicanos pela fiasco das negociações fiscais nos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]Em uma entrevista ao programa da NBC, ;Meet the Press;, Obama disse que os republicanos não aceitam que o imposto aos ricos tem que subir um pouco como parte de um pacote global de redução do déficit.



Obama, que desde sua reeleição no mês passado para um segundo mandato negocia com os republicanos um acordo que impediria a aplicação automática de uma alta generalizada de impostos e fortes cortes de gasto público, lamentou que a proteção da renda dos contribuintes mais ricos foi "o único tema de consenso".

"Eles dizem que sua prioridade é tentar tratar seriamente o déficit, mas a maneira como se comportam parece demonstrar que sua única prioridade é fazer com que as vantagens fiscais dos norte-americanos mais ricos sejam protegidas", afirmou durante a entrevista, que foi gravada no sábado.

Obama se absteve de emitir prognósticos, ao mesmo tempo que os líderes republicanos e democratas do Senado tentavam neste domingo chegar a um acordo de último minuto que logo deverá ser submetido à aprovação da Câmara de Representantes, com maioria republicana.

"Ontem (sexta-feira) estava modestamente otimista, mas ainda não há acordo", lamentou.