Jornal Correio Braziliense

Economia

Toyota prevê aumento nas vendas em 2012 a 9,7 milhões de veículos

Tóquio - A montadora japonesa Toyota divulgou nesta quarta-feira (26/12) as previsões de vendas neste ano em alta de 22%, a 9,7 milhões de unidades, número impulsionado pela demanda crescente que pode ajudá-la a retomar a liderança do mercado mundial de veículos.

Estes dados podem colocar a Toyota na frente da General Motors e da Volkswagen como a maior construtora automobilística do mundo, um título que a empresa sustentou de 2008 a 2010, mas que perdeu no ano passado após uma queda nas vendas e na produção.

[SAIBAMAIS]O terremoto e o tsunami que atingiram o Japão, as enchentes na Tailândia e um iene forte afetaram pesadamente a gigante automotiva, cujas marcas incluem Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota chegou ao topo da tabela das montadoras mundiais no primeiro semestre de 2012, ultrapassando a GM, com sede nos Estados Unidos, e a gigante alemã Volks.



A maior montadora japonesa informou que espera vender 9,91 milhões de carros em 2013 e produzir 9,94 milhões de veículos no mesmo ano, número praticamente igual ao de 2012. A Toyota informou que as vendas domésticas devem subir 35% neste ano, a 2,4 milhões de veículos, enquanto as vendas para o exterior crescerão 18%, a 7,3 milhões de unidades.