Nova York - A Bolsa de Valores de Nova York encerrou a segunda-feira (17/12) em alta, com os investidores otimistas com relação a um acordo entre republicanos e democratas para evitar o chamado "abismo fiscal".
O Dow Jones Industrial Average terminou em alta de 0,78%, para os 13.237,84 pontos. Já o termômetro da tecnologia, Nasdaq, subiu 1,32%, para os 3.010,60 pontos. O S 500, por sua vez, fechou com ganho de 1,2%, para os 1.430,51 pontos. O presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu o líder dos republicanos, John Boehner, em um último esforço para evitar o chamado abismo fiscal.
O encontro foi visto pelos investidores como um indicativo de uma aceleração do ritmo das negociações para evitar que entre em vigor em 1; de janeiro de 2013 os cortes automáticos do gasto somados a uma alta dos impostos, que, segundo especialistas, levaria o país a recessão. O presidente da Câmara de Representantes já havia estado na quinta-feira passada na Casa Branca. Segundo relatos da imprensa, os republicanos teriam proposto uma alta dos impostos às rendas maiores que um milhão de dólares, em troca de um forte corte do gasto público.