Bruxelas - Os ministros de Finanças da zona do euro debaterão nesta terça-feira (11/12) à tarde durante uma conversa telefônica o programa de recompra da dívida pública grega, antes de uma reunião na quinta-feira em Bruxelas, disse nesta segunda-feira um porta-voz de Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo.
A reunião de ministros de Finanças europeus de quinta-feira deve desbloquear 34,4 bilhões de euros para Atenas.
Contudo, para desbloquear esta ajuda, pendente há meses, a Grécia deve ainda cumprir com êxito esta operação de troca da dívida.
A operação de recompra da dívida grega em mãos de investidores privados foi prorrogada até terça-feira às 12h00 GMT (10h00 de Brasília), disse nesta segunda-feira a agência de gestão da dívida grega (PDMA).
A primeira fase desta operação terminou na sexta-feira, 7 de dezembro, como estava previsto, mas segundo a imprensa teve que ser prorrogada porque não alcançou seu objetivo, a recompra de aproximadamente 30 bilhões de euros em obrigações para reduzir a dívida soberana do país, cumprindo o acordo com seus credores: a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.
Segundo o objetivo fixado, a reabsorção desses títulos permitirá ao Estado grego reduzir sua dívida pública em 20 bilhões de euros, com objetivo de baixar seu endividamento em 124% do PIB em 2020.