Jornal Correio Braziliense

Economia

Saúde da economia global depende de recuperação da Europa, diz Hillary

Washington - A secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pediu nesta quinta-feira (29/11) para que os líderes europeus resolvessem a crise da Eurozona e procurassem maneiras de promover o crescimento, alegando que "a saúde da economia global depende deles".

"A Eurozona está escorregando para a recessão conforme surgem os efeitos das medidas de austeridade", afirmou Hillary ao Brookings Institution. "Por isso, é vital para a economia global que os líderes europeus realizem medidas que promovam crescimento sustentável e confiável", completou.

Ao mesmo tempo, a secretária de Estado reconheceu que "este é um problema europeu, que deve ser resolvido com soluções europeias". "Os Estados Unidos não podem e não devem ditar nenhuma resposta ou abordagem. O discurso de Hillary acontece antes de uma viagem que ela fará à Europa na próxima semana, para um encontro de ministros estrangeiros da ONU, em Praga e em Bruxelas, e para Dublin, para conversações com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.



Hillary enfatizou ainda que os Estados Unidos também têm que colocar a casa em ordem para manter sua posição mundial e garantir segurança.

"Muitas das coisas que fazemos dependem da força de nossa economia. Desde proporcionar segurança até investir em mercados emergentes, passando pelo auxílio ao desenvolvimento para responder à crise", afirmou. "É preciso investir em competitividade para estabelecer as bases de um crescimento forte e isso significa encaminhar nossos desafios fiscais", completou.