Washington - As vendas on-line para a "Cyber Monday", a estreia tradicional das compras on-line para a temporada de festas nos Estados Unidos, chegaram a 1,465 bilhão de dólares neste ano, informou uma empresa de pesquisas nesta quarta-feira (28/11).
O relatório da comScore afirmou que as vendas subiram 17% em comparação com a mesma data em 2011 e foi o maior dia de compras pela internet já registrado.
Até agora na temporada de festas as vendas on-line subiram 16%, a 16,4 bilhões, informou a comScore, com grandes transações na "Black Friday", realizada após o Dia de Ação de Graças, e no fim de semana seguinte.
"Apesar de algumas informações novas sugerindo que a Cyber Monday pode estar diminuindo em importância, o dia registrou, mais uma vez, um recorde de gastos on-line", afirmou o chefe da comScore, Gian Fulgoni.
"No entanto, também está claro que o período de promoções da temporada de festas começou ainda mais cedo neste ano, com fortes vendas on-line ocorrendo no Dia de Ação de Graças e na Black Friday".
"Agora, podemos ver como promoções varejistas contínuas e atrativas podem impulsionar as vendas no restante da semana".
Os maiores ganhos foram registrados nos conteúdos digitais e assinaturas, 28% a mais que no ano passado, enquanto as vendas de produtos eletrônicos subiram 24%, impulsionadas pelos smartphones.
As vendas de computadores, incluindo tablets, aumentaram 22%, enquanto videogames registraram uma progressão de 18%. Vendas de jóias e relógios subiram 17%.
Uma pesquisa separada da IBM informou que as vendas da "Cyber Monday" aumentaram 30%, mas não foi divulgado um valor em dólares.