Washington - A confiança do consumidor subiu este mês para o maior nível desde fevereiro de 2008, disse o Conference Board nesta terça-feira (27/11), com o otimismo ganhando força apesar da indefinição quanto ao abismo fiscal.
A pesquisa mensal apontou um crescimento do índice de confiança do consumidor para 73,7, ante 73,1 em outubro, com os entrevistados demonstrando maior otimismo com relação às perspectivas de curto prazo.
A expectativa dos consumidores quanto a uma melhora no mercado de trabalho, no entanto, evoluiu pouco.
A pesquisa de confiança dos consumidores veio após a eleição presidencial de 6 de novembro e no início da temporada de compras natalinas, com o volume de compras nas lojas e online em um ritmo melhor do que o esperado.
O aumento do índice, dizem os especialistas, sugere que os consumidores não estão mais tão preocupados com o risco de republicanos e democratas não chegarem a um acordo sobre a redução da dívida, o que levaria ao acionamento de medidas automáticas que poderiam levar o país à recessão.
"A vitória de Obama na eleição parece ter ajudado o humor de forma mais ampla", disse Robert Kavic, da BMO Capital Markets.