Jornal Correio Braziliense

Economia

Economia britânica registra crescimento de 1% no terceiro trimestre

Londres - A economia britânica cresceu 1% no terceiro trimestre em relação ao anterior, anunciou nesta terça-feira (27/11) o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), confirmando sua primeira estimativa. Este crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o maior registrado pela economia britânica em cinco anos permitiu ao Reino Unido sair oficialmente de três trimestres de recessão.

Os economistas advertiram, no entanto, que essa taxa foi propiciada principalmente por fatores excepcionais como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres e a recuperação da atividade perdida no feriado nacional por ocasião do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II.

[SAIBAMAIS]O diretor do Banco da Inglaterra (BoE), Mervyn King, advertiu neste mês, durante a apresentação do relatório trimestral de sua instituição sobre a economia que o PIB britânico poderá sofrer uma nova contração no último trimestre do ano. O Reino Unido já havia sofrido uma primeira recessão de 15 meses (abril 2008-junho 2009) no rastro da crise financeira mundial.