Jornal Correio Braziliense

Economia

Ministro francês prevê acordo 'muito próximo' sobre dívida grega

PARIS - O ministro francês da Economia e Finanças, Pierre Moscovici, estimou neste domingo que os países da União Europeia estão "muito próximos" de um acordo sobre a dívida da Grécia.

Em entrevista ao canal BFMTV, prévia à reunião desta segunda-feira do Eurogrupo, Moscovici disse: "penso que estamos muito próximos de uma solução. Não seria responsável de nossa parte não obter sucesso diante dos esforços realizados por cada um".



"Não sei se haverá um acordo amanhã, mas sei que isto é possível e quero", revelou Moscovici na véspera do encontro do Eurogrupo com a participação do presidente do Banco Central Europeu(BCE), Mario Draghi, e da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Christine Lagarde, dois credores públicos da Grécia.

A zona do euro esta "por um fio" de obter um acordo que permita o desbloqueio da ajuda financeira à Grécia, estimou o próprio Moscovici na quarta-feira, horas após a reunião dos credores de Atenas.

Os ministros das Finanças da zona do euro conversaram por telefone no sábado para preparar a reunião do Eurogrupo desta segunda-feira, em Bruxelas, visando desbloquear a ajuda à Grécia.