Jornal Correio Braziliense

Economia

Governo lança campanha para incentivar mulheres em setores 'masculinos'

Elas ainda são minoria em áreas como indústria, construção civil e tecnologia. Governo federal lança campanha para incentivá-las a se capacitarem nesses setores

Qual não foi a surpresa do cliente que, ao levar o carro para a revisão na oficina, descobriu que o mecânico que cuidaria do automóvel seria, na verdade, uma mulher. Mesmo com o crescimento da participação delas no mercado de trabalho brasileiro, algumas áreas permanecem territórios francamente masculinos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) feita em 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeiam os setores da economia nos quais a presença feminina é raridade. Do total de trabalhadores na construção civil, 96,5% são homens. Na indústria, 64,6% da força de trabalho é masculina. No caso dos serviços industriais de unidade pública, eles representam 82,8% da mão de obra. Apenas as atividades do setor de serviços são ocupadas predominantemente por mulheres(52%).


Ante a baixa participação feminina nesses segmentos, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) lançou a campanha Mulheres que inovam. A estratégia é promover a qualificação delas em áreas tradicionalmente associadas aos homens por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo a ministra da SPM, Eleonora Menicucci, a campanha tem por objetivo promover a liderança das mulheres em todos os segmentos da economia. ;Queremos mostrar para elas que é possível ampliar o horizonte de trabalho e atuar nos setores que estão em expansão, como a construção civil e a indústria;, destaca. Embora as mulheres já estejam atuando nesses setores, os números podem crescer. No entanto, o preconceito é uma das barreiras. ;Muita gente acredita que as mulheres devam assumir um certo tipo de papel, e os homens, outro;, observa a ministra. Para ela, contudo, essa divisão não pode mais existir.