Washington - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou nesta sexta-feira (16/11) um empréstimo de 600 milhões de dólares para aumentar a arrecadação fiscal e os investimentos públicos no estado da Bahia.
Os fundos serão destinados a um programa para incrementar a arrecadação de impostos, melhorar a gestão financeira e expandir o investimento público do estado. Espera-se que as rendas aumentem de 14,2 bilhões de dólares em 2011 a 18,4 bilhões em 2014, e os investimentos de 1,7 bilhão anual atual a 2,5 bilhões, explica o BID.
[SAIBAMAIS]Este empréstimo faz parte de uma iniciativa do BID implantada desde 2009 para financiar programas que garantam a sustentabilidade e o equilíbrio fiscal dos estados, explicou a chefe do projeto do Banco, Fátima Cartaxo. "Esta combinação entre programas de políticas e de investimentos demonstrou ser valiosa por fazer frente aos impactos da crise econômica mundial, assim como para melhorar o perfil da dívida e a qualidade do gasto público", afirmou Cartaxo.