Genebra - Mais de 70% dos trabalhadores no mundo não têm seguro-desemprego, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O sistema de seguro-desemprego existe em 72 dos 198 países monitorados pela OIT, a maioria nações com renda média ou alta.
Quando considerados os trabalhadores que não pagaram durante tempo suficiente as cotas para ter acesso ao seguro em um determinado momento, o número de pessoas que não recebem indenização chega a 86%. "Isto significa que mais de 86% dos 40 milhões de trabalhadores que perderam o emprego desde 2008 ficaram sem nenhum tipo de renda de um dia para outro", disse Florence Bonnet, analista da OIT para a área de proteção social.
[SAIBAMAIS]Apenas 16% dos países pagam seguro-desemprego aos jovens que buscam o primeiro emprego. Na Europa e na América do Norte, 80% dos desempregados recebem subsídios, enquanto na África não chegam a 10%. Na América Latina e Caribe, 40% dos desempregados recebem subvenções, enquanto no Oriente Médio e Ásia são menos de 20%.