Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street sobe impulsionada por indicadores positivos nos Estados Unidos

Nova York - As bolsas de Nova York registraram uma forte alta, impulsionadas por uma série de indicadores positivos da atividade nos Estados Unidos e na China, que levaram otimismo ao mercado: o Dow Jones subiu 1,03% e o Nasdaq de 1,44%.

O Dow Jones Industrial Average subiu 136,16 pontos a 13.232,62 unidades e o tecnológico Nasdaq 42,83 unidades a 3.020,06 pontos.

O índice ampliado Standard and Poor;s 500 subiu 1,09% (%2b15,43 pontos) a 1.427,59 unidades.

"Todos os dados econômicos foram muito bons e o mercado reagiu a esses dados melhor que o esperado", explicou Peter Cardillo, de Rockwell Global Capital. "É um começo positivo para o mês", acrescentou.

Segundo os dados das autoridades norte-americanas, os novos pedidos de auxílio desemprego continuaram em baixa na quarta semana de outubro e segundo as cifras da consultora privada ADP, as contratações no setor privado nos Estados Unidos registraram aceleração nesse mês.

Esses números são observados com especial atenção na véspera da publicação, na sexta-feira, dos dados mensais de emprego, os últimos divulgados antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos.



Além disso, outros dados positivos da atividade nos Estados Unidos foram publicados durante o dia: em outubro, a atividade industrial registrou aceleração segundo a associação profissional ISM e a confiança dos lares voltou a subir em outubro.

Na China, a produção industrial aumentou, após dois meses de queda, segundo um indicador oficial. "Isso parece indicar que a economia chinesa retoma força", afirmou Cardillo.

O mercado das obrigações fechou em baixa. O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos avançou a 1,715% contra 1,686% de quarta-feira, e o do papel a 30 anos subiu a 2,897% contra 2,851%. O rendimento das obrigações (juros pagos pelo emissor) evolui em sentido contrário a seu preço.