Jornal Correio Braziliense

Economia

Russo Rosneft anuncia que duplicou lucro líquido no terceiro trimestre

Moscou - O gigante russo do petróleo Rosneft anunciou nesta quinta-feira (1;/11) que duplicou seu lucro líquido no terceiro trimestre, prova de sua solidez financeira em um momento em que a compra de sua compatriota TNK-BP o transformará no primeiro produtor de ouro negro cotado na bolsa no mundo.

O lucro líquido foi de 181 bilhões de rublos (cerca de 5,8 bilhões de dólares) entre julho e setembro, seu maior nível em cinco anos e um pouco mais que o dobro que no mesmo período de 2011, disse o grupo.

Os lucros superam amplamente as expectativas dos analistas, que apostavam em um lucro de 3,9 bilhões de dólares e apagam as perdas registradas no segundo trimestre.

O grupo registrou um volume de negócios de 802 bilhões de rublos (25,5 bilhões de dólares), um aumento de 3,6% em um ano, enquanto os analistas esperavam 24,6 bilhões de dólares.



"Os resultados do terceiro trimestre refletem as primeiras transformações profundas que a companhia realizou para reduzir custos e melhorar sua eficácia", disse o presidente Igor Setchin.

Após firmar alianças com os gigantes mundiais como o italiano Eni, o norueguês Statoil, e o norte-americano Exxonmobil, o grupo público anunciou no final de outubro a compra da TNK-BP, muito rentável e número três do petróleo na Rússia.