Jornal Correio Braziliense

Economia

Bolsas fecham com leves perdas em Nova York na primeira sessão após Sandy

Nova York - As bolsas americanas fecharam com leves perdas nesta quarta-feira (31/10), após dois dias fechadas em função da supertempestade Sandy, que atingiu Nova York, inundando partes da cidade e deixando milhões de pessoas sem energia elétrica.

As negociações na New York Stock Exchange e no Nasdaq ocorreram praticamente sem problemas. O NYSE, como grande parte de Nova York, estava às escuras e era iluminado por geradores, o que impediu muitas pessoas a retornar a seus escritórios.

O volume de negócios foi intenso e as bolsas subiram na abertura, caindo ao longo do dia.

O Dow Jones Industrial Average caiu 10,67 pontos, 0,08%, a 13,096.54.

O S 500 subiu 0,20, ou 0,01%, a 1,412.14, enquanto o Nasdaq caiu 10,32 pontos (0,36%) a 2,977.23.

"Ainda há muitos investidores, grandes e ativos, que não conseguiram voltar ao trabalho", disse Hugh Johnson da Hugh Johnson Advisors.

"Este é um dia muito desarticulado, e não reflete, de fato, a opinião de todos os investidores," disse ele.

Os indicadores também foram afetados pelo desempenho negativo da gigante Apple, que anunciou, na segunda-feira, a saída de dois funcionários importantes para a empresa, destacou Michael James da Wedbush Morgan Securities, se referindo ao diretor do sistema operacional para celulares, Scott Forstall e o gerente da organização comercial, John Browett.

O mercado das obrigações subiu: os títulos do tesouro a 10 anos caíram a 1,69% contra 1,75% de sexta-feira e o bônus a 30 anos recuou a 2,85%, contra 2,92%.O rendimento das obrigações (juros pagos pelo emissor) evolui no sentido contrário a seu preço.