Dublín - O resgate do banco irlandês Anglo Irish pelo governo de Dublin deve custar menos do que o previsto inicialmente, informou nesta quarta-feira (31/10) o presidente da entidade.
"Fazer esse cálculo em setembro de 2011 foi um exercício especulativo. Espero que cheguemos mais perto dos 25 (bilhões de euros) para o ex-Anglo do que da cifra de 29-34" bilhões estimada antes, declarou Alan Dukes diante da comissão de Finanças do parlamento irlandês.
O presidente do banco alertou, no entanto, que o custo final dependerá em grande medida das condições do mercado, da situação econômica geral e da resolução da crise da zona do euro.
[SAIBAMAIS] Sufocado pelos créditos hipotecários de alto risco, o Anglo Irish Bank foi nacionalizado no início de 2009 para evitar sua quebra.
O banco foi rebatizado de Irish Bank Resolution Corporation (IBRC) após sua fusão com o Irish Nationwide Building Society (INBS).
O IBRC reduziu sua perda líquida para 884 milhões de euros no ano passado, comparado com uma perda recorde de 17,7 bilhões em 2010.