Jornal Correio Braziliense

Economia

Preço do petróleo supera as previsões e fecha em alta em Nova York

Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira (26/10) em Nova York, sustentados pelo crescimento norte-americano no terceiro trimestre, que superou as previsões, e temores sobre a passagem do furacão Sandy pela costa nordeste do país.

O barril de West Texas Intermediate ("light sweet crude", negociado nos Estados Unidos) para entrega em dezembro subiu 23 centavos a 86,28 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para igual entrega fechou a 109,55 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de 1,06 dólares.

"As cifras do Produto Interno Bruto animaram o mercado, ajudaram a elevar os preços, muito baixos no começo da semana", informou Bill Baruch, do iiTrader.

Entre julho e setembro em comparação com o trimestre anterior, o PIB norte-americano aumentou 2,0% na projeção anual, segundo dados do Departamento de Comércio. No segundo trimestre, o crescimento do PIB alcançou 1,3% com relação ao trimestre anterior.

Este nível de crescimento é levemente superior ao esperado pelo mercado (1,9%).

Esses dados impulsionaram os mercados de matérias primas, já que permitiram superar os "temores sobre a demanda mundial que tinha mantido as cotações em queda nos últimos tempos", acrescentou o analista.



Os operadores acompanhavam de perto a trajetória do furacão Sandy, que atravessava as Bahamas nesta sexta-feira e ameaçava atingir, neste fim de semana, a povoada costa nordeste dos Estados Unidos.

O furacão poderia afetar a região de Virgínia a New Jersey sobre a costa atlântica, onde estão instaladas uma dezena de refinarias, informou John Kilduff, da Again Capital, acrescentando que algumas delas poderiam continuar fechadas como medida de precaução.