Santiago - A compra dos ativos da francesa Carrefour na Colômbia pela varejista chilena Cencosud por 2,6 bilhões de dólares, constitui a maior operação de uma empresa chilena no exterior e consolida a empresa na América Latina frente à norte-americana Wal-Mart.
A operação é a maior aquisição na história da Cencosud - do empresário alemão Horst Paulmann- e também a maior realizada até agora por uma empresa chilena no exterior.
O acordo, por 2,6 bilhões de dólares, contempla a compra de 92 lojas, que incluem 72 hipermercados, 16 lojas de conveniências, quatro locais de venda rápida, além de postos de gasolina.
"A operação é de caráter estratégico para a Cencosud já que passa a ser a segunda operadora de supermercados na Colômbia", disse a empresa em um comunicado.
A transação será concretizada antes de 31 de dezembro de 2012.
"Não apenas estamos fazendo uma grande operação, mas também estamos entrando em um mercado extraordinário, o que não tinha sido possível abordar através do crescimento orgânico", ou seja instalando lojas no país, disse Paulmann.
Com esta transação, que aumenta o tamanho da empresa em cerca de 15%, a Cencosud consolida sua presença na Colômbia, a quarta economia da região, onde já operava através da cadeia de peças de utensílios domésticos Easy.
A compra do Carrefour-Colômbia coloca, além disso, a Cencosud como uma das principais companhias varejistas na América Latina, com presença na Argentina, Brasil, Chile e Peru, onde possui 736 hipermercados e supermercados, 82 lojas de melhoramento do lar e construção, 26 centros comerciais e 76 lojas de departamento, empregando a 140.000 pessoas.