Jornal Correio Braziliense

Economia

Cameron e Merkel pedem mais empenho antes de estabelecer união bancária

Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram nesta segunda-feira (15/10) que "é preciso trabalhar mais" para estabelecer a união bancária, anunciou Downing Street após uma conversa telefônica entre ambos os dirigentes.

"O primeiro-ministro conversou hoje (segunda-feira) com a chanceler Merkel antes do Conselho Europeu" de quinta e sexta-feira, declarou um porta-voz de Downing Street. "Ele falaram dos dispositivos relativos à união bancária e concordaram que é preciso trabalhar mais antes de chegar a um acordo" sobre uma supervisão bancária unificada na zona do euro, acrescentou.

O porta-voz disse também que a chanceler alemã insistiu na "necessidade de garantir que as medidas adotadas respeitam a integridade do mercado único". Na semana passada, a Espanha e a França pediram que, antes do fim do ano, sejam tomadas decisões sobre a união bancária. A Alemanha, por outro lado, quer mais tempo. O Reino Unido, atualmente em recessão, não faz parte da zona do euro, mas é diretamente afetado pela saúde econômica de seus vizinhos.