Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha de lado: Dow Jones +0,02%, Nasdaq -0,17%

Nova York - A Bolsa de Nova York fechou sem direção definida nesta sexta-feira, mesmo com o aumento do otimismo dos consumidores e com resultados melhores que o previsto do banco JPMorgan Chase, que não bastaram para aportar tranquilidade antes do final de semana.

De acordo com dados definitivos de fechamento, o Dow Jones subiu 0,02%, para os 13.328,85 pontos, e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, caiu 0,17%, para os 3.044,11 pontos.

Já o índice ampliado Standard and Poor;s 500 perdeu 0,30%, para 1.428,59 pontos.

Após uma manhã no terreno positivo, os índices se mantiveram voláteis durante toda a sessão.

"Os corretores observam com preocupação essa nova temporada de resultados", apesar do bom desempenho do maior banco do país em ativos, o JPMorgan Chase, disse Art Hogan, da Lazard Capital Markets.

O banco apresentou lucro de 5,7 bilhões de dólares no terceiro trimestre, em alta de 34% com relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, um índice de confiança dos consumidores para outubro, que marcou o nível mais alto para este parâmetro desde o início do ano nos Estados Unidos, impulsionou os mercados na abertura, segundo o site de análises Briefing.com.

Contudo, o mercado norte-americano registra uma tendência baixista neste momento, disse Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

"Uma das grandes fontes de nervosismo do mercado reside na reticência da Espanha em pedir um plano global de resgate financeiro, disse Art Hogan.

No mercado obrigatório, cujos rendimentos (juros pagos pelo emissor) evoluem em sentido contrário aos preços, o rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos baixou a 1,663%, contra 1,675% de quinta-feira. Já os bônus a 30 anos ficaram a 2,835%, contra 2,855%.