Jornal Correio Braziliense

Economia

Seguidores comemoram aniversário do movimento 'Ocupe Wall Street'

Washington - Os mais firmes seguidores do movimento "Ocupe Wall Street" em Washington reapareceram nesta segunda-feira (1;/10) para o seu primeiro aniversário com uma passeata no centro da capital americana, que provocou pequenos transtornos no tráfego durante a manhã.

Cerca de 50 membros do "Ocupe DC", escoltados por quase a mesma quantidade de policiais, atravessaram a rua K de Washington, exibindo cartazes e gritando palavras de ordem contra a desigualdade econômica e o excesso de influências corporativas na política americana.

"Não queremos corporações! Não queremos bancos! Queremos casas! Queremos liberdade! Não vamos parar", gritou uma jovem quando o grupo se deteve diante dos escritórios do banco JPMorgan Chase. Não houve tentativas de entrar na Praça McPherson, cenário de um dos acampamentos do movimento que se manteve por mais tempo nos Estados Unidos, de 1; de outubro a 4 de fevereiro, quando foi desalojado pela polícia.



Na época, centenas de jovens participavam das manifestações do "Ocupe DC", enquanto, atualmente, os poucos que continuam ativos se concentram em defender proprietários de residências que enfrentam execuções hipotecárias. Em 17 de setembro, mais de mil manifestantes saíram às ruas de Nova York para marcar o primeiro aniversário do "Ocupe Wall Street", interrompendo o acesso à Bolsa de Valores da cidade. A polícia deteve mais de 180 pessoas.