O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) congelou nesta terça-feira (26/9) a compra do Hospital Santa Lúcia e de participação no Medgrupo pela Rede D;Or. Por acordo fechado com a autoridade reguladora, as partes envolvidas na aquisição comprometeram-se a não praticar qualquer ato que caracterize a consumação da operação até que o processo seja julgado.
O negócio envolve também a compra dos hospitais Santa Helena, Prontonorte, Maria Auxiliadora e Renascer, além dos centros radiológicos de Brasília e do Gama. ;Estudos preliminares do Cade indicam que, se concretizada nos termos notificados ao conselho pela compradora, a operação resultaria numa concentração de mais da metade dos leitos hospitalares do Distrito Federal na mão de um mesmo grupo econômico;, justificou a autoridade reguladora.
A aquisição, anunciada em maio desse ano, não foi a primeira da Rede D;or em Brasília. Um mês antes, o grupo, que é o maior do país na operação de hospitais e líder nacional na área de Oncologia Clínica e Radioterapia, assinou um termo para compra do Hospital Santa Luzia e do Hospital do Coração. A aprovação desse primeiro negócio também está nas mãos do Cade.