Bruxelas - A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira (25/9) que seja rapidamente colocado em andamento o mecanismo de recapitalização direta dos bancos pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), deixando de lado as reticências sobre a decisão adotada na cúpula de junho.
"Desejamos que sejam executadas rapidamente as medidas adotadas na última cúpula da Zona Euro, em julho. Temos que chegar a um acordo sobre o mecanismo de supervisão bancária até o final do ano e desejamos que o MEDE possa recapitalizar diretamente os bancos", declarou Olivier Bailly, porta-voz do executivo europeu. Em junho, a Zona Euro acertou que o MEDE poderia recapitalizar diretamente os bancos de um Estado - sem que isso seja contabilizado como dívida -, quando for colocado em andamento um mecanismo de supervisão bancária, previsto para início de 2013.
[SAIBAMAIS]Este mecanismo interessa em particular a Espanha, cujo setor bancário está em dificuldades, e por isso a Eurozona aprovou uma linha de crédito de até 100 bilhões de euros para ajudar os bancos. Mas a Alemanha, Finlândia e Holanda emitiram reservas quanto a este mecanismos e recordaram isso em uma carta assinada na véspera pelos ministros das Finanças desses países.