O representante dos Estados Unidos para Assuntos Comerciais, Ron Kirk, advertiu o Brasil nesta quinta-feira sobre as medidas de elevação tarifária adotas recentemente, qualificadas como "protecionistas" em uma carta enviada ao ministro das relações exteriores, Antonio Patriota.
Segundo Kirk, "a elevação de tarifas de importação ameaça a cooperação entre os dois países no campo comercial".
O representante vai além e pede que o Brasil reconsidere caso esteja pensando em recorrer a novos aumentos tarifários e retire aquelas que já está aplicando.
Kirk diz ainda estar preocupado com as elevações "repetitivas" das tarifas, que estariam cada vez mais focadas nos EUA, o que poderia afetar a percepção de cooperação mútua entre os dois países.
O aumento de tarifas de importação pelo Brasil vai restringir significativamente o comércio em relação aos níveis atuais e claramente representa medidas protecionistas", disse. "O efeito geral é que uma gama mais ampla de bens industrializados enfrentam condições de mercado em deterioração no Brasil", completa Kirk.
O representante também expressou preocupação com a possibilidade de parceiros comerciais do Brasil seguirem essas medidas e elevarem suas próprias tarifas.
O governo brasileiro anunciou há duas semanas a elevação de impostos de importação para 100 linhas tarifárias, uma medida que já havia sido precedida por outras.