Jornal Correio Braziliense

Economia

Fábrica do Etios empregará 1,5 mil pessoas

Itupeva (SP) ; A brasilidade do pequeno japonês Etios, lançado ontem em São Paulo pela Toyota, pode ser vista em Sorocaba. A Toyota investiu cerca de R$ 600 milhões em uma fábrica (terceira da empresa no país) com dedicação exclusiva à produção de até 400 mil unidades por ano. O local também representa trabalho para 1,5 mil pessoas, que passaram por treinamentos de três meses antes de exercerem suas funções. Outros 1,5 mil empregos são criados em empresas da cadeia produtiva.

A expectativa é que sejam produzidos, inicialmente, 70 mil unidades por ano. "Escolhemos Sorocaba por ser um local estratégico, próximo dos maiores mercados e fornecedores", afirma Tsuneo Itagaki, vice-presidente sênior da Divisão de Indústria da Toyota Mercosul. Os motores, ainda importados, serão produzidos em Porto Feliz (SP), a partir do segundo semestre de 2015.

"Da solda ao fim do processo, que passa pelas etapas de prensa, funilaria, pintura e montagem, leva-se uma média de dois dias para o carro ficar pronto", diz o Emerson Oichi, chefe do departamento de controle de qualidade da fábrica. "A cada 3 minutos, sai um modelo da linha de inspeção", acrescenta.

Uma das etapas mais demoradas é a pintura, que leva oito horas, em média. "É um processo todo robotizado, uma técnica de úmido sobre úmido. Antes você pintava, esperava secar e pintava de novo. Agora você pinta, espera segundos e pinta de novo. Ganha qualidade e tempo", avalia Oichi.

Ao entrar na fábrica, o que mais chama a atenção é o fato de se tratar de um local claro e arejado. "Isso permite que você veja facilmente os risco e os amassados. Como é tudo aberto, você também vê facilmente cada processo da produção, cada setor e colaborador, isso é bom para o gestor", comenta Oichi.

Outro fator de destaque são as práticas sustentáveis da fábrica. "O que garante isso são o uso das últimas tecnologias desenvolvidas pela Toyota e a gestão de operação. Não adianta ter bons equipamentos sem ter bom uso", observa o gerente de engenharia de produção, Ronaldo Kawaguchi.

A jornalista viajou a convite da Toyota