Jornal Correio Braziliense

Economia

Principais bolsas europeias fecham com fortes altas após anúncios do BCE

Londres - As principais bolsas europeias encerraram a quinta-feira (6/9) com fortes altas, de até quase 4,9% como no caso de Madri, após o anúncio do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, de que a instituição intervirá no mercado da dívida pública para respaldar o euro.

Madri terminou com forte alta, de 4,91%, e Milão registrou ganho de 4,31%. Londres subiu 2,11% com relação à véspera e Paris avançou 3,06%. Já Frankfurt fechou com ganho de 2,91%. O BCE anunciou nesta quinta-feira compras ilimitadas de bônus da dívida soberana com vencimentos entre um e três anos de países da Zona Euro que fizerem essa solicitação, sob estritas condições, para enfrentar uma crise que paralisa a região e preocupa o mundo todo.

[SAIBAMAIS]A medida, anunciada pelo presidente da instituição, Mario Draghi, foi recebida com fortes altas nas bolsas e com uma redução das taxas através das quais são negociadas as dívidas dos países mais golpeados pela crise, como Espanha e Itália. A iniciativa visa precisamente o combate ao forte diferencial entre as taxas exigidas pelos mercados a esses países e as pagas por aqueles que ostentam economias mais sólidas, como Alemanha.



O programa de compra de dívida, batizado "Outright Monetary Transactions" (OMT, Transações Monetárias Diretas), foi lançado devido às "perturbações graves observadas no mercado da dívida pública que provêm de temores infundados por parte dos investidores sobre a reversibilidade do euro", disse Draghi.