Nova Dhéli - O crescimento econômico na Índia alcançou 5,5% interanual no primeiro trimestre do exercício fiscal 2012-13, que vai de abril a junho, segundo dados oficiais publicados nesta sexta-feira.
O aumento do PIB foi superior ao do trimestre anterior (5,3%) e o do projetado pelos analistas dos mercados financeiros, mas continua sendo muito inferior ao crescimento de dois dígitos que a Índia teve na década passada, informou o escritório nacional de estatísticas.
Na quinta-feira, a Índia tinha revisado discretamente uma série de indicadores econômicos, suscitando dúvidas sobre a confiabilidade das estatísticas do país.
O Escritório Central de Estatísticas (CSO) tem o costume de fazer pequenas modificações, mas os especialistas ficaram surpresos com a magnitude das novas modificações divulgadas na quinta-feira na internet sem anúncio prévio.
Entre as mudanças mais importantes, está a revisão para baixo da taxa de crescimento no último trimestre do ano fiscal de 2009, encerrada em março. O dado passou de 5,9% para 3,5%.