Jornal Correio Braziliense

Economia

Situação econômica nos Estados Unidos não é satisfatória, considera Fed

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, afirmou nesta sexta-feira que a situação econômica americana está longe de ser satisfatória, confirmando que o banco central está disposto a adotar novas medidas de impulso à economia do país se necessário.

"A situação econômica está obviamente longe de ser satisfatória", afirmou Bernanke em um discurso pronunciado em Jackson Hole (oeste). Em função disso, o "Fed não deve excluir uma maior flexibilização da política". No discurso, Bernanke também destacou que a situação do mercado de trabalho dos Estados Unidos representa uma grande preocupação.

[SAIBAMAIS]"O estancamento do mercado de trabalho é, em especial, uma grande preocupação, não apenas pelo enorme sofrimento e a perda de talentos que implica, mas, além disso, porque a persistência dos altos níveis de desemprego provocará danos estruturais em nossa economia que poderão durar muitos anos", explicou.



"Levando em conta a incerteza e os limites das ferramentas de política (monetária), o Fed continuará com uma política flexível", acrescentou. "O Fed tomará mais medidas se for necessário para promover uma recuperação econômica mais robusta e uma melhoria nas condições do mercado de trabalho, num contexto de estabilidade dos preços". O Fed tem um duplo mandato de assegurar o emprego pleno e a estabilidade dos preços, estipulada em um nível de inflação de 2,0%.