Jornal Correio Braziliense

Economia

Tribunal do Japão rejeita ação da Apple contra Samsung por patentes

Tóquio - Um tribunal de Tóquio rejeitou nesta sexta-feira (31/8) uma demanda apresentada pela Apple contra a Samsung por violação de patentes, na primeira decisão japonesa a respeito da guerra judicial entre as duas gigantes da tecnologia.

"Os produtos do demandado não parecem utilizar a mesma tecnologia que os produtos do demandante. Rejeitamos, em consequência, os argumentos do demandante e julgamos que o custo do processo judicial deve ficar por sua conta", declarou o juiz Tamotsu Shoji. A Apple exigia 100 milhões de ienes (1,2 milhão de dólares) da Samsung por ter copiado sem autorização suas técnicas de transferência sincronizada de arquivos musicais e vídeos.

[SAIBAMAIS]O tribunal considerou que as tecnologias usadas nos telefonos celulares Galaxy e nos tablets do grupo sul-coreano não violaram as patentes do iPhone e iPad da empresa americana. A decisão contradiz a pronunciada em 24 de agosto por um tribunal da Califórnia (EUA), que condenou a Samsung a pagar 1,05 bilhão de dólares a Apple.



A Samsung manifestou satisfação com a decisão do tribunal. "Destacamos o veredicto da corte que confirma nossa posição de longa data: nossos produtos não violam a propriedade intelectual da Apple", afirma o grupo em um comunicado. Um porta-voz da Apple em Tóquio, procurado pela AFP, não quis fazer comentários.