O volume total das operações de crédito do sistema financeiro atingiu, em julho, R$ 2,184 bilhões, anunciou o Banco Central nesta quinta-feira (30/8). Sofreu elevação de 0,7% no mês e de 17,7% em 12 meses, alcançando 50,7% do PIB. As taxas de juros continuam caindo tanto para pessoas físicas quanto para as empresas. Em julho, as pessoas físicas pagaram, em média 36,2% de juros ao ano (no mês anterior a taxa anualizada estava em 36,5%) e as empresas 23,6%. A inadimplência total subiu um pouco, para 7,9% nas pessoas físicas, mantendo-se em 4% para as empresas.
[SAIBAMAIS]Segundo o relatório do BC, o crescimento do crédito é ;compatível com a evolução moderada da atividade econômica". ;A expansão do crédito foi mais expressiva no crédito direcionado [operações com taxas de juros ou recursos pré-estabelecidos por normas governamentais], sustentada pelo desempenho favorável do crédito habitacional e das operações do BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social];, diz o relatório.
Em julho, o volume de crédito representou 50,7% do Produto Interno Bruto (PIB), todas as riquezas produzidas pelo país - resultado estável na comparação com junho. Em julho do ano passado, o volume era 46,1% do PIB.