Jornal Correio Braziliense

Economia

Variação semanal dos preços ao consumidor indica recuo em três estados

Rio de Janeiro ; O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da terceira semana de agosto registrou queda na variação em três das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na capital fluminense, os preços variaram 0,51%, ante 0,60% na medição realizada na segunda semana do mês. A cidade teve um pico de 0,69% de variação na primeira semana do mês, devido principalmente aos preços em alimentação, mas seu índice ainda é o maior entre as cidades pesquisadas.

[SAIBAMAIS]O índice é composto de oito classes de despesa: alimentação; habitação; vestuário; saúde e cuidados pessoais; educação, leitura e recreação; transportes; despesas diversas; e comunicação. No Rio, sete desses índices tiveram queda, à exceção dos gastos em habitação, que tiveram variação de 0,56 ante 0,41 ponto percentual na segunda semana de agosto.



Coube a Belo Horizonte o menor índice no período, de 0,14%, mas ainda assim com aumento na variação de preços, que estava em 0,10% na semana anterior, com pressão concentrada em habitação e despesas diversas.

Os demais valores do índice na semana foram de 0,28% em Brasília e Recife; 0,42% em Porto Alegre; 0,46% em Salvador; e 0,24% em São Paulo. No conjunto das capitais, o IPC-S registrou variação de 0,34% ante 0,39%, na terceira apuração do mês de agosto.