Jornal Correio Braziliense

Economia

Justiça sul-coreana condena Apple e Samsung por violação de patentes

Seul - Um tribunal sul-coreano condenou nesta sexta-feira (24/8) os grupos Apple a Samsung a pagar indenizações por violação mútua de patentes, decisão anunciada em meio ao confronto entre as duas empresas na justiça da Califórnia (EUA) sobre violação de patentes em tablets e smartphones.

A corte sul-coreana determinou que a Apple pague à Samsung Electronics indenizações pela violação de duas patentes, totalizando cerca de 35 mil dólares, revelou a agência oficial Yonhap. O mesmo tribunal decretou uma indenização de 21 mil dólares a ser paga pela Samsung por violar patentes da Apple. Segundo a agência Dow Jones, o tribunal proibiu ainda a comercialização na Coreia do Sul dos aparelhos iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e iPad 2 da Apple, assim como dos telefones Galaxy S, Galaxy S2 e Nexus, além dos tablets Galaxy Tab e Galaxy 10.1 da Samsung.

A proibição não afeta os smartphones mais recentes lançados pelas duas empresas, entre eles o iPhone 4S e o Galaxy S3. A Samsung, líder mundial na área de telefones celulares, mas que é superada pela empresa americana no mercado de tablets, havia recorrido à justiça sul-coreana em abril. A Apple respondeu em junho, com acusações contra a rival de cópia no design do iPhone e do iPad.

[SAIBAMAIS]A decisão da justiça sul-coreana foi divulgada em pleno processo entre Apple e Samsung na justiça californiana. O júri começou a deliberar oficialmente na quarta-feira, após 10 dias de audiência nas últimas semanas. A Apple acusa a Samsung de ter copiado partes importantes do iPhone e do iPad. A empresa americana pede 2,75 bilhões de dólares e uma ordem judicial que pode afastar do mercado americano alguns produtos da Samsung. A Samsung também acusa a Apple de ter violado algumas de suas patentes e pede 422 milhões de dólares.



Samsung e Apple estão em conflito em tribunais de vários países, com resultados diversos. A empresa sul-coreana não é apenas uma concorrente da Apple, mas também uma fornecedora de peças para iPad, iPhone e iPod. Segundo a IDC, a Samsung vendeu 50,2 milhões de telefonos no primeiro semestre em escala mundial e a Apple 26 milhões de iPhone. A sul-coreana vendeu 2,4 milhões de tablets, contra 17 milhões de iPad.