Jornal Correio Braziliense

Economia

Fiscais agropecuários fazem ato simbólico em protesto no aeroporto JK

Em ato simbólico no Aeroporto Internacional de Brasília, cerca de 35 fiscais agropecuários se amarraram para protestar por mudanças estruturais na carreira na manhã desta terça-feira (21/8). O protesto durou pouco mais de duas horas, tendo começado às 9h30.

De acordo com o delegado do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Fernado Fagundes, o movimento não aceitou a proposta do governo de reajuste de 15,8% por essa não ser a principal reivindicação da categoria.

;Eles não atenderam o ponto principal das reivindicações. A questão não é só reajute, pedimos a incorporação de adicionais ao salário, mais escolas de formação, promoção por meritocracia e concursos;, explica.

A principal reivindicação é a remuneração através de subsídio estatal, que une as gratificações com o salário base. Esta forma de pagamento é usada por outras carreiras típicas de Estado e traz mais estabilidade e segurança ao funcionário, que não corre o risco de perder ou sofrer modificações em adicionais como auxílio transporte e alimentação, adicional noturno e de insalubridade. [SAIBAMAIS]



;Tem gente mais antiga que recebe mais porque teve incorporações ao longo do tempo, apesar de ter o mesmo cargo de outros funcionários. Unificando a remuneração, isso não aconteceria e seria até mais fácil para o governo realizar os pagamentos;, diz Fagundes.

O sindicato Fiscais Federais Agropecuários organiza uma nova manifestação no Aeroporto de Brasília para esta quinta-feira (23), para pressionar o governo ;quando os políticos estão voltando para casa;.