Após reunião no Ministério do Planejamento, o secretário da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Josenilton Costa, disse que a proposta apresentada pelo governo não atende aos anseios da categoria. A entidade, que representa 80% do funcionalismo público. Nessa quinta-feira (16/8), o governo disse que limitaria com o limite de 15,8% de reajuste, parcelado em três anos, para o conjunto das categorias do Executivo Federal.
Segundo o secretário, a meta da Condsef é igualar os salários de carreiras da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST) e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) aos de técnicos do Executivo beneficiados pela Lei 12.277/10, o que não entrou na proposta do governo. Quer também o reajuste de 30% para os servidores de nível superior e para os cargos de auxiliar administrativo.
Nesta tarde, os representantes vão se reunir para elaborar uma contraproposta, que deve ser discutida em nova reunião no Planejamento, às 14h deste sábado (18/8). Um novo encontro também está previsto para a quinta-feira (23/8).
Com informações de Vera Batista