Jornal Correio Braziliense

Economia

Merkel diz que agilizará livre comércio de Canadá com União Europeia

Ottawa - A chanceler alemã, Angela Merkel, reafirmou nesta quinta-feira (16/8) seu compromisso para ajudar a zona do euro e defendeu durante sua primeira visita bilateral ao Canadá um acordo rápido para o livre comércio entre o país e a União Europeia (UE). "Sabemos que em uma zona monetária comum é preciso haver mais responsabilidades políticas compartilhadas", disse Merkel em Ottawa.

Além disso, a chanceler alemã defendeu um reforço dos poderes da Comissão Europeia, visando conferir mais poder sobre os orçamentos dos Estados-membros.

Com relação a um tratado de livre comércio com o Canadá, Merkel se comprometeu a realizar negociações rápidas. "Essa rapidez é necessária, pois este é um momento no qual falta crescimento no mundo", disse. "Nós, Alemanha e Canadá, estamos convencidos de que o livre comércio é um dos melhores motores para o crescimento que podemos ter", afirmou.

[SAIBAMAIS]Um acordo com a UE implicaria para o Canadá um acesso ao segundo maior mercado, após o âmbito criado pelo Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLCAN), de 1994, que inclui México e Estados Unidos. Contudo, a propriedade intelectual, o setor do emprego público e dos serviços conferem dificuldades para o acordo.

Além disso, as províncias e municipalidades canadenses têm expressado suas preocupações sobre a capacidade de seguir estendendo preferências aos provedores locais.



A UE é o maior bloco integrado do mundo, com um total de 500 milhões de consumidores e um tratado entre o grupo e o Canadá impulsionaria o comércio bilateral em 20%, segundo um estudo conjunto de ambas as partes.