Jornal Correio Braziliense

Economia

FAO diz que produção de cereais na América Latina crescerá 4% em 2012

Santiago - A produção de cereais na América Latina chegará a 200 milhões de toneladas em 2012, quase 4% acima do volume de 2011, devido a uma maior produção da América do Sul, disse nesta sexta-feira (10/8) o escritório regional da FAO. "Na América do Sul, espera-se que a produção alcance altos níveis, principalmente pelos bons resultados na colheita de grãos secundários (milho, cevada, aveia, sorgo e outros), perto de terminar", explicou em um comunicado a FAO, que tem sua sede regional em Santiago.

Para todo o ano de 2012, a produção de cereais dos países sul-americanos alcançará 122 milhões de toneladas, 8% a mais que na temporada passada, principalmente pela boa colheita de milho, que deve alcançar 68,5 milhões de toneladas, 22% mais que em 2011, devido a um aumento da área semeada e uma alta dos rendimentos, disse a FAO.

[SAIBAMAIS]A produção de arroz, no entanto, alcançará em toda América Latina 27 milhões de toneladas, quase 6% menos que em 2011, sofrendo com uma redução na produção do Brasil, onde se projeta uma contração de 13%, e na Argentina, onde se espera uma redução de 8%.

Para o trigo, a FAO espera uma produção regional de 26 milhões de toneladas em 2012, 6,5% menos que em 2011, devido à diminuição da superfície semeada nos principais países produtores, como Argentina, Brasil e Uruguai.



Já em âmbito mundial, a seca dos Estados Unidos - que tem afetado 75% da superfície cultivada de milho e soja - está gerando pressões de alta e volatilidade nos preços destes alimentos, segundo a FAO, que estima uma alta de mais de 30% nos preços internacionais de milho, trigo e soja, entre junho e 20 de julho de 2012.