Cairo - A Bolsa do Cairo teve que atrasar seu pregão nesta quinta-feira (9/8) por causa de uma queda de energia, enquanto o metrô da capital egípcia foi temporariamente paralisado pela falta de eletricidade que afeta o Egito regularmente.
A Bolsa indicou que teve de atrasar a sua abertura em uma hora devido a esta pane, e prolongar excepcionalmente suas cotações para se recuperar. Ela por fim fechou o dia com seu índice de referência EGX-30 em baixa de 0,68%. A rede do metrô da metrópole egípcia, que tem quase 20 milhões de habitantes, teve seu tráfego parcialmente interrompido durante a manhã devido à falta de energia.
Os cortes de eletricidade, frequentes no Egito, são particularmente longos e numerosos no verão devido às temperaturas muito elevadas que impulsiona o aumento do uso de ar condicionado. A ultrapassada rede de energia e as centrais de produção sobrecarregadas também são questionadas.
A imprensa egípcia relata regularmente protestos por parte da população em bairros ou localidades particularmente afetados. O presidente Mohamed Mursi anunciou recentemente a construção de duas novas usinas para tentar lidar com esta situação.