Os agentes da polícia federal paralisaram nesta terça-feira (7/8) todas as atividades da categoria por tempo indeterminado e devem funcionar somente em regime de emergência. Estão programadas também operações-padrão nas fronteiras e aeroportos do país durante toda a semana. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenape), as investigações em curso e as emissões de passaporte devem ficar prejudicadas. Os delegados também devem paralisar as atividades nesta quarta-feira (8/8).
[SAIBAMAIS]Segundo o Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol/DF), a paralisação na retirada do documento deve afetar sobretudo, turistas, que não entram nos chamados casos de emergência. Passarão pelo crivo dos policiais somente casos que envolvam, por exemplo, problemas de saúde e consultas médicas no exterior.
Durante toda a manhã, no entanto, as atividades de emissão de passaportes no Na Hora da Rodoviária - sob a supervisão de quatro agentes administrativos da PF - estiveram normais. De acordo com os profissionais no local, somente os policiais cruzaram os braços e os agentes administrativos só devem optar por uma paralisação após assembleia com o Ministério do Planejamento, agendada para amanhã. Até que uma decisão seja tomada, as emissões de passaporte em Brasília devem continuar normais. No aeroporto, a emissão e atualização de documentação para estrangeiros foi bastante prejudicada. Segundo os policiais no local, somente estrangeiros com documentos próximos do vencimento serão atendidos.