Jornal Correio Braziliense

Economia

Argentina impõe mais restrições à compra de moedas estrangeiras

Buenos Aires - O governo em Buenos Aires adotou novas restrições à compra de moedas estrangeiras na Argentina, determinando nesta segunda-feira (6/8) que apenas as pessoas com viagem marcada para o exterior tenham acesso à moeda do país de destino.

[SAIBAMAIS]A decisão publicada no Diário Oficial entra em vigor na próxima semana, quando somente os viajantes poderão adquirir "a moeda oficial ou corrente" do país de destino. A medida reforça as restrições à compra de dólares na Argentina, onde a aquisição da moeda americana já está proibida para operações comuns, transações imobiliárias e compra de outros bens.



Antes de qualquer operação de compra de dólares para viagem ao estrangeiro, a Receita argentina poderá verificar junto às companhias aéreas, marítimas ou terrestres as datas e destinos das viagens para confirmar sua veracidade.

As medidas drásticas contra a compra de dólares visam impedir a fuga de capitais do país e preservar as reservas argentinas, que perderam cerca de 6 bilhões de dólares nos últimos meses, baixando a 46 bilhões. Nesta segunda-feira, no câmbio oficial o dólar era cotado a 4,60 pesos, mas no paralelo atingia 6,21 pesos.