Jornal Correio Braziliense

Economia

Anatel libera a venda de novos chips e planos de operadoras suspensas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (2/8) que as operadoras de telefonia que foram proibidas de vender novos planos e chips poderão retomar as vendas amanhã. As operadores Tim, Oi e Claro estavam suspensas desde o dia 23 de julho.

[VIDEO1]

As três empresas foram punidas pelo serviço considerado de baixa qualidade e pelo grande número de reclamações dos consumidores. As operadoras afetadas pela decisão do órgão regulador apresentaram à agência um plano de ação para melhorar o atendimento. Caso as melhorias não sejam eficazes, a Anatael avisa que poderá aplicar novas sanções. [SAIBAMAIS]


Para garantir o cumprimento da qualidade básica dos serviços, a agência fará revisões trimestrais em todas as operadoras do país. Os critérios fiscalizados são o número de reclamações na Anatel, de chamadas não completadas e de interrupção de ligações.

"A expansão da base de assinantes deve ser acompanhada por investimentos que permitam a melhoria contínua da qualidade do serviço. As prestadoras devem entregar aos seus clientes tudo aquilo que prometem", disse o presidente da Anatel, João Rezende.

Em todo o país, a TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 19 estados, a Oi em 5 e a Claro em três estados.