Jornal Correio Braziliense

Economia

Banco da Espanha diz que fuga de capitais disparou desde o início de 2012

Madri - O volume de saída de capitais da Espanha para o exterior continuou aumentando e superou os 160 bilhões de euros no final de maio, um recorde que ilustra os temores dos investidores quanto à economia do país, indicou nesta terça-feira (31/7) o Banco da Espanha.

[SAIBAMAIS]Este dado marca um recorde desde o início da série de estatísticas, em 1990, e revela que os investidores espanhóis e estrangeiros preferem colocar seus fundos no exterior. Os investidores desconfiam da Espanha, preocupados com a capacidade do país em equilibrar suas contas e sair da recessão, num contexto que seus bancos e suas regiões se enfraquecem cada vez mais desde a explosão da bolha imobiliária em 2008.



No total, 163,186 bilhões de euros saíram do país de janeiro a maio. No mesmo período de 2011, a Espanha registrou um saldo positivo de 14,6 bilhões de euros de sua balança financeira, que não incluía, no entanto, os investimentos do Banco da Espanha. A tendência de fuga de capitais é muito mais intensa que em todo 2011, quando saíram do país 68,3 bilhões de euros.