Jornal Correio Braziliense

Economia

Secretário de Defesa dos EUA viajará para Egito, Tunísia, Jordânia e Israel

Washington - O secretário americano de Defesa, Leon Panetta, viajará na próxima semana a Tunísia e Egito para apoiar as "transições democráticas", assim como a Jordânia e Israel para abordar o conflito na Síria, anunciou nesta quinta-feira o Pentágono.

O porta-voz do Departamento de Defesa, George Little, não indicou as datas das diferentes etapas da viagem, mas assegurou que as recentes mudanças de governo em Túnis e no Cairo apresentam "novas oportunidades para a cooperação no âmbito da segurança".

No Egito, país aliado dos Estados Unidos desde o final dos anos 1970 e que o secretário americano já visitou em outubro de 2011, Panetta se reunirá com o novo presidente islamita, Mohamed Mursi, e com o marechal Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas egípcias, acrescentou Little.



No entanto, ele não indicou com quais autoridades Panetta se reunirá nos outros países. Em Jerusalém e Amã, o secretário de Defesa "negociará com os aliados mais próximos que compartilham nossa preocupação com Síria e Irã", disse Little.

Israel e Jordânia compartilham fronteiras com a Síria, onde mais de 19.000 pessoas morreram em 16 meses de levante, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

O Estado hebreu reforçou a segurança ao longo de sua zona de armistício com a Síria e mobilizou reforços militares nas Colinas de Golã, enquanto Jordânia enfrenta um fluxo de refugiados sírios em seu território.